Você está visualizando atualmente O Direito em meio ao caos

O Direito em meio ao caos

  • Categoria do post:Blog

Desde o momento em que o ser humano começou a organizar-se no que viria a se tornar grandes sociedades. Houve a necessidade da criação de regras de conduta e divisão de tarefas.

Não por acaso, as civilizações mais antigas desenvolveram princípios para regular seus integrantes desde as funções mais básicas. Com o passar do tempo, esses princípios sofreram alterações e criações conforme o meio e as suas mais latentes necessidades.

Tal característica, é vista tanto nas mais primitivas orientações sociais. Seja no Código de Hamurabi ou nos 10 mandamentos , quanto nas antigas regras gregas e nas leis romanas.

Até mesmo as mais modernas, sempre tiveram um ponto chave em comum: foram criadas com base numa forte necessidade. Qual seja, o sentimento de que a ordem existente não contemplava plenamente os seus anseios; portanto uma crise.

Atualmente o Brasil vive uma crise político-econômico-social sem precedentes. E como nunca antes, é fundamental a necessidade do direito se fazer presente, seja para reafirmar valores ou para garantir direitos. É nítido que o meio jurídico nunca esteve tão em voga, bem como nunca foi tão acionado como no presente momento!

Vemos diariamente nos noticiários, manchetes relacionadas ao direito. Seja pelo combate a corrupção, pela violência, pelas garantias individuais e coletivas, dentre tantas outras mais – não por acaso o judiciário integra um dos três poderes que dão suporte à nossa república.

Temos visto muitas empresas e comércios fechando, trabalhadores sendo mandados embora, pessoas recorrendo à justiça por não terem condições de arcar com altos juros dos contratos bancários, pessoas deixando de honrar com seus compromissos, o crédito imobiliário anda escasso, o crédito em geral também, os bancos receosos, o cidadão desesperado pois não sabe como será o amanhã. Se ele será!

Finalmente, são nesses momentos de caos, que o Direito se mostra como o principal pilar da sociedade. Se impõe como um meio de controle para que as pessoas possam atravessar esse momento rumo a águas mais tranquilas.
Nesse rumo, conheça e confie no Direito, no seu direito de ser um melhor detentor de direitos.

Deixe um comentário